Existem diversas alternativas para solicitar o extrato INSS Imposto de Renda 2020. O momento de “acertar as contas com o leão” ainda gera muitas dúvidas, incluindo os pensionistas, que normalmente contam com uma etapa extra na hora de solicitar o extrato INSS Imposto de Renda 2020.
Essa dificuldade se deve a uma série de fatores, desde a falta de conhecimento sobre a necessidade de declarar os rendimentos anuais, até a falta de destreza com as novas ferramentas tecnológicas da Previdência Social.
Felizmente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui mais de uma alternativa para a consulta, opções que facilitam este processo. Elas vão desde uma breve consulta online, até o modo mais tradicional, onde é possível contar com o extrato INSS para Imposto de Renda 2020 impresso.
Para desmistificar a consulta extrato INSS Imposto de Renda 2020, com todas as alternativas da maneira mais didática possível, confira abaixo as respostas para os principais questionamentos sobre o assunto:
Quem precisa tirar o Extrato do INSS para Imposto de Renda 2020?
O Imposto de Renda é um tributo anual que deve ser declarado para a Receita Federal, para informar todos os ganhos no ano anterior, seja para pessoas físicas ou jurídicas (empresas e comércios). O imposto é dimensionado, onde quem recebe menos paga uma quantidade menor e quem recebe mais contribui com valores mais elevados. Ainda assim, caso você comprove para o governo, por meio de deduções, que os impostos pagos por você lhe fizeram falta, o Governo Federal restitui parte destes valores.
A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todos que ultrapassarem o rendimento anual estabelecido pela Receita Federal. Em 2020, a declaração é necessária para todos os contribuintes que tiveram uma remuneração igual ou superior à quantia de R$ 28.559,70 em 2019, o que dá uma média de R$ 2.379,99 mensais.
Logo, se você recebe benefícios do INSS que superam essa quantia, é necessário realizar a declaração. Caso o benefício não supere a quantia, mas somado a outras fontes de renda, como investimentos, salários, prêmios de loteria, valores de arrendamento ou aluguel, ultrapasse o teto estabelecido, também será necessário realizar a declaração. Uma vez que você se enquadre nas questões acima, você terá de consultar extrato INSS para Imposto de Renda 2020.
Extrato do INSS para Imposto de Renda 2020: passos online
Existem dois modos de conseguir o extrato INSS declaração Imposto de Renda 2020 online. A primeira, e mais simples, é por meio da página da Previdência Social destinada a esse fim. Para isso, basta acessar o link https://ift.tt/2WTuw23, preencher todos os campos solicitados, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar em consultar.
O segundo modo de conseguir o extrato benefício INSS para Imposto de Renda 2020, é utilizando a ferramenta “Meu INSS”, que oferece 90 serviços da instituição de maneira bem simples. https://meu.inss.gov.br Para isso, é necessário preencher um cadastro e escolher uma senha caso seja o seu primeiro acesso. Em seguida, é possível encontrar a opção de extrato no lado esquerdo da ferramenta.
O “Meu INSS” pode ser utilizado no computador ou por meio do aplicativo para smartphones, e além de emitir extrato INSS Imposto de Renda 2020, existem diversos outros serviços e soluções oferecidos pela ferramenta.
Passo a passo por telefone para retirar seu Extrato do INSS
A pergunta sobre como tirar extrato INSS para Imposto de Renda 2020 por telefone é relativamente recorrente, já que a Previdência Social possui esse canal de comunicação. No entanto, não é possível informar todos os dados do extrato via telefone. O passo-a-passo é muito simples, confira. Ligue número 135, e solicite uma via impressa do extrato INSS para Imposto de Renda 2020 ano base 2019, e na mesma ligação será agendada uma data e horário para a retirada do documento.
E se eu não retirar, o que acontece?
Caso você não retire o extrato INSS para Imposto de Renda 2020 previdência social, ou ao menos realize uma consulta online na hora de preencher os dados para a prestação de contas, existem dois cenários possíveis. Caso você não declare por não ter os dados, é provável que você seja chamado para prestar esclarecimentos e, eventualmente, seja processado por sonegação de impostos.
Ou você envia a declaração, mesmo que faltem os dados necessários, e posteriormente, com posse do extrato INSS Imposto de Renda 2020, faça uma retificação, alterando os dados e preenchendo com os valores corretos.
Tem como receber automático do Banco?
Os bancos costumam facilitar os extratos para a declaração anual do Imposto de Renda, e também anexam as informações do benefício do INSS, caso ele seja recebido na conta em questão. Para isso, basta acessar o internet banking do seu banco ou se dirigir a um caixa eletrônico, e escolher a opção correspondente a extrato anual. Também é possível solicitar o envio de uma cópia física do extrato por meio dos canais de comunicação da instituição financeira.
Como solicitar ao banco em que recebo a aposentadoria?
Muitos bancos oferecem uma opção online, seja no site ou aplicativo, para visualizar o extrato para Imposto de Renda INSS ano 2020. Via telefone é possível solicitar o envio de uma cópia impressa do documento Caso ainda tenha dúvidas de como solicitar o extrato INSS Imposto de Renda 2020, confira abaixo um vídeo com todas as explicações passo a passo para consultar as informações e também sobre as demais questões envolvendo a declaração anual.
O post Do Zero: Tire seu Extrato do INSS para Imposto de Renda 2020 apareceu primeiro em Agendamento.info.
Nenhum comentário:
Postar um comentário