Saiba tudo sobre a multa de rodízio e fique por dentro das informações para não ser multado pelo descumprimento da determinação.
A multa de rodízio é uma penalidade para tentar barrar a circulação excessiva de veículos, já que a quantidade de automóveis cresce a cada ano e impacta a organização dos grandes centros urbanos, causando enormes transtornos para toda a população.
O trânsito é algo que está sendo afetado drasticamente pelo aumento de veículos nas ruas, várias metrópoles no mundo estão tentando elaborar alternativas sustentáveis para lidar com o aumento dos congestionamentos e a demanda por transporte público de qualidade.
As cidades adotam um tabelamento dos veículos que podem sair na rua em determinado dia, levando em consideração o final da placa, é feito o rodízio em horários considerados mais caóticos, geralmente no início da manhã e final da tarde.
Neste artigo você terá todas as informações sobre a multa de rodízio e como fazer para não ser autuado como infrator de trânsito ao ter que sair de casa com seu veículo, informe-se e veja como ter tranquilidade para conduzir em determinados dias da semana.
Confira os tópicos:
O que é uma multa de rodízio?
A multa de rodízio é uma infração de trânsito destinada aos condutores que descumprirem as determinações feitas pelas autoridades locais, com o objetivo de penalizar quem tiver transitando em dia de rodízio sem justificativa emergencial.
Só na cidade de São Paulo há mais de 6 milhões de veículos e 1 milhão de motos, um número alarmante e que exige uma maior organização por parte da prefeitura de SP para organizar a situação do trânsito na capital.
A responsabilidade do poder público de organizar e gerenciar a locomoção é extremamente grande, já que as consequências de uma má gestão podem ser sentidas por toda a população, por conta dos grandes congestionamentos com filas quilométricas de veículos.
Qual o valor de uma multa de rodízio?
Como uma forma de inibir o descumprimento do rodízio de trânsito, a multa de rodízio é tida como uma alternativa de fazer com que o número de veículos na rua diminua e seja possível ter um trânsito mais fluido e que não deixe a cidade travada nas principais avenidas.
O valor multa de rodízio é calculado a partir da tabela de preços estabelecida pelo Detran SP e que leva em consideração a gravidade da infração e a motivação para o cometimento.
A multa de rodízio valor é de R$ 130,16 e pode ser paga em boleto bancário e também com o cartão de crédito, nova modalidade de pagamento aceita para facilitar o dia a dia e tornar a sua experiência com o Detran SP mais prática.
Como recorrer a uma multa de rodízio?
Para recorrer de uma multa de rodízio é preciso comprovar a necessidade da saída com o veículo, aceita-se apenas casos emergenciais e que possam ser declarados como uma justificativa para a utilização do veículo.
É o caso de uma emergência de saúde, a ida ao hospital pode ser utilizada para comprovar a necessidade de deslocamento, mas você precisa ter um documento comprovatório para justificar, se dirija ao Detran SP e faça o pedido de retirada da multa de rodizio tolerância.
Não se esqueça de levar seus documentos pessoais, Carteira Nacional de Habilitação, RG, CPF e se possível a documentação do veículo, tudo isso para poder facilitar o atendimento a ser realizado e aumentar as chances do seu problema ser resolvido.
Esta multa influencia nos pontos da carteira?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, todas as multas devem ser registradas na habilitação do motorista infrator, procurando alcançar uma organização efetiva e acompanhar o desempenho dos condutores através do seu perfil no dia a dia.
A multa de rodízio é de 4 pontos na carteira do condutor que for pego conduzindo em dia ou horário não previsto para sua placa, podendo ser aplicada mais de uma vez em caso de reincidência.
Quem é responsável por aplicar estas multas?
As rodovias de São Paulo são monitoradas por radares eletrônicos capazes de fazer a leitura das placas dos carros e averiguar se estão de acordo com as recomendações para o cumprimento do rodízio.
Quem também aplica a multa de rodízio são os agentes de trânsito que podem fazer fiscalizações periódicas nas principais avenidas da cidade, com o objetivo de verificar a situação do trânsito e notificar os infratores.
Quais Estados atuam com rodízio atualmente?
No Brasil, a única cidade que faz rodízio de trânsito sistematizado e com periodicidade é a cidade de São Paulo, por conta do tamanho da demanda de organização do trânsito e da alta quantidade de veículos.
Outras capitais do país já cogitaram realizar a implementação do rodízio, mas a ideia não agradou boa parte da população e as medidas não ganharam o apoio necessário para serem implementadas.
Muitos chegaram a dizer que a multa de rodizio vale para o dia inteiro, mas apenas horários e dias específicos são escolhidos para fazer o tabelamento, como é o caso de São Paulo, que estipula o horário de 07:00 as 10:00 e 17:00 as 20:00 para começar o rodízio.
Separamos um vídeo especial sobre como a tecnologia, Waze, pode ajudar você evitando MULTA DE RODIZIO. Para mais informações, acesse o blog → Agendamento
O post Atenção a Multa por Rodízio – Fique em dia com a lei! apareceu primeiro em Agendamento.info.
Nenhum comentário:
Postar um comentário